Curriculum Vitae - resumo


Maria Luísa Costa
Actividade Actual | Designer Investigadora - Bolseira da FCT – SFRH / BD / 60978 / desde 2009

Formação académica
Doutoranda em Design na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa
Título da tese: Design para a inteligibilidade e fruição do património intangível

Curso de Estudos Avançados em Design - Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa

Curso de Especialização em Design – Opção Design Gráfico - Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa

Licenciatura em Design de Comunicação - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa


Actividade Profissional | 2011/2012

Leccionou na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, as unidades curriculares "Seminário" e "Pré-impressão Gráfica" ao 1º ano do Curso de Mestrado em Design de Comunicação de Março a Junho (2º Semestre).

VI CIPED - Congresso Internacional de Pesquisa em Design Integrou a organização do congresso, sub-comissão de comunicação, sendo co-autora do projecto de design. O congresso foi organizado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e a ANPE Design, Rio de Janeiro e teve lugar entre 10 a 12 de Outubro de 2011, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.
http://www.ciped6.fa.utl.pt/


Actividade Profissional | Anterior a 2011
Principais trabalhos

Direcção-Geral das Contribuições e Impostos
Principais actividades e responsabilidades
Levantamento de carências no âmbito comunicacional, elaboração de pareceres e propostas conducentes à resolução das mesmas e desenvolvimento dos respectivos projectos de design, designadamente:
Participação no programa de comemorações dos 160 anos da DGCI e desenvolvimento dos suportes comunicacionais da efeméride. Na sequência deste trabalho foi atribuída à equipa responsável um louvor (DR Nº 247de 23 Dez 09).
Concepção, paginação, desenvolvimento e organização da informação de Relatórios de Actividade; Planos de Actividades; Planos Estratégicos
Folhetos; Manuais; Capas de publicações.
Organização e estruturação informação para a WEB
Desenvolvimento museográfico da exposição no Palácio Foz “ DGCI anos 90”: concepção e projecto dos suportes expositivos e de todos os painéis de informação. Criação da imagem do evento, convite, desdobrável, programa, cartaz.

DUchef – empresa de distribuição de produtos congelados | Desenvolvimento da imagem gráfica para produtos “refeições prontas” e pré cozinhados 

Jassen-Cilag Farmacêutica | Concepção de campanhas promocionais para medicamentos no âmbito do marketing farmacêutico.

Sanofi-Synthelabo Farmacêutica | Campanha promocional para medicamentos no âmbito do marketing farmacêutico

ToLife | Campanhas promocionais no âmbito do marketing farmacêutico

Disepal – mobiliário de escritório | Concepção e desenvolvimento gráfico do site

Arte 6 – Academia de TV e Cinema, Formação em Audio-Visuais, Lda. | Concepção do logótipo e respectiva aplicação em diversos suportes.

Associação dos Técnicos Oficiais de Contas (ATOC) | Responsável pela concepção e paginação Revista “Eurocontas”, publicação mensal da Associação dos Técnicos Oficiais de Contas do seu início (1994) ao seu termo (2000). Concepção da imagem de divulgação do 1º Congresso dos Técnicos Oficiais de Contas (cartaz, envelopes, papel de carta; pastas, blocos, autocolantes e convite)

Tribunal de Contas | Concepção do logótipo para divulgação do Seminário “Eurosai” Lisboa 1998 (organização dos tribunais de contas e órgãos congéneres europeus) 

Ministério da Administração Interna | Concepção gráfica e paginação de livro “Governos Civis mais de um século de história” 

Faculdade de Motricidade Humana | Responsável pelo projecto de definição e quantificação do equipamento e mobiliário do Pavilhão de Ciências do Desporto da Faculdade, que englobou: Levantamento de necessidades; Implantação de todo o mobiliário; Elaboração do caderno de encargos; Elaboração do mapa de medições.

Teatro Nacional de S. Carlos | Em 1986 1989 integra uma equipa composta por um corpo redactorial, afecto ao Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, que sob a Direcção de João de Freitas Branco e a coordenação de Paulo Ferreira de Castro, elaborou o projecto da revista “S. Carlos” órgão oficial do Teatro de S. Carlos. Sendo responsável pela sua concepção gráfica e paginação, do o seu início em 1986, até ao seu termo em 1989. Tendo desenvolvido para além de todo o grafismo, algumas das fotografias nela publicadas.


Participação em congressos, conferências e workshops 

Publicação de artigo científico no livro "Natureza e cidades: O viver entre águas doces e salgadas" organizado pela Professora Doutora Gercinair Silvério Gandara, no âmbito do pós-doutoramento PNPD/UFG 
Título do artigo: " Lisboa: O mito é o nada que é tudo" Agosto de 2012

Oradora convidada no "Workshop Communication Design" realizado no âmbito da VI edição do Curso de Doutoramento em Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, em Abril de 2012

Participação como docente convidada na Faculdade de Arquitectura da UTL,  no âmbito da unidade curricular "Cultura e Estética Urbana" do curso de Mestrado em Moda, em Dezembro 2012 

Espaços culturais e turísticos em países lusófonos, Seminário Internacional. Rio de Janeiro de 22 a 25 de Novembro de 2011
Comunicação com o título: Lisboa itinerários poéticos e turismo cultural.

Jornal Falado Organizado pelo Centro Nacional de Cultura, com o tema "Poesia e Património Intangível", Outubro de 2011 - Oradores José Jorge Letria e Luísa Costa, moderação de Maria Calado.

VI CIPED, Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, de 10 a 12 de Outubro de 2011. Comunicação com o título: Design para a inteligibilidade e fruição do património intangível

Sharing Cultures 2011 – 2nd International Conference on Intangible Heritage, Tomar 3 a 6 de Julho. Título: Culture and mediation: the role of design in the preservation of intangible heritage.

CSO 2011 – Congresso Internacional Criadores sobre Outras Obras, Lisboa 15 a 17 de Abril de 2011, Título: Design e narrativas poéticas urbanas: uma reflexão sobre as obras “Lisboa, cidade triste e alegre” e “London Diaries”

CIDAG – 1ª Conferência  Internacional em Design e Artes Gráficas, Lisboa de 27 a 29 de Outubro de 2010. Título: Design e Responsabilidade Social

CIT2010 - Congresso Internacional de Turismo sob o tema geral “Património e Inovação”, Porto de 21 a 23 de Junho de 2010. Título: Cidade, itinerários intangíveis

 
V CIPED, Congresso Internacional de Pesquisa em Design. BAURU (S. Paulo, Brasil), de 10 a 12 de Outubro de 2009. Comunicação com o título: Design para a fruição poética da cidade.