1.2.10

Design, cultura e património intangível

O design, entendido como um processo que relaciona diferentes áreas de conhecimento, tem como objectivo tornar viável, de modo eficaz, qualquer tipo de necessidade social ou cultural, recorrendo para tal, a técnicas e saberes específicos que possibilitam procedimentos projectuais adequados, enfrenta na sociedade actual novos desafios, directamente relacionados com as necessidades e tendências inerentes à nossa contemporaneidade. Nestas, a inteligibilidade e fruição do património cultural, assumem manifesta importância e devem propiciar a experiência física e sensorial, como forma de potenciar o conhecimento, quer tenham uma finalidade didáctica ou lúdica.

Também, a actual dinâmica da globalização, veio colocar novos reptos aos territórios e aos indivíduos, a hegemonização, por um lado, e a uniformização cultural por outro, exigem dinâmicas criativas, que coloquem em evidência as singularidades e especificidades culturais de cada local e de cada povo, de modo a obstar esta realidade.

Neste sentido a UNESCO, tem vindo a dar particular atenção ao património cultural imaterial e à sua salvaguarda, pois este constitui-se como principal elemento de diferenciação entre os povos, reside na sua cultura e memória sendo indissociável do património material que lhe dá expressão, seja este de ordem edificada, paisagística ou artística.

Deve por esta razão, ser identificado, valorizado e protegido de acordo com o designado na “Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial”.

Neste projecto de design, pretende-se contemplar todas estas dimensões, sejam elas ao nível das necessidades dos cidadãos, ou das recomendações da UNESCO.

Sem comentários:

Enviar um comentário