26.8.10

Participação no CIT 2010

Realizou-se no passado mês de Junho de 21 a 23, o Congresso Internacional de Turismo (CIT 2010) sob o tema geral “Património e Inovação”, este congresso foi organizado pelo ISCET e contou um conjunto de personalidades de reconhecido mérito da área académica e empresarial, designadamente: Prof. Gregory Ashworth da Universidade de Groningen – Holanda; Prof. Michael Hall da Universidade de Canterbury - Nova Zelândia; Prof. Michel Maffesoli da Universidade de Paris Descartes - França e Prof. Allan Williams da London Metropolitan University - Reino Unido.


Resumo da comunicação apresentada ao CIT 2010

Cidade, itinerários intangíveis
As grandes cidades encontram-se, mais do que os locais recônditos de cada país, sujeitas a uma grande pressão uniformizadora. Fruto da globalização as cidades são cada vez mais cosmopolitas e iguais entre si. O seu património é o que de mais diferenciador possuem, mas é importante inovar, possibilitar experiências ao nível sensorial, que suplantem a experiência física e cognitiva e se revelem como experiências diferenciadas dentro dos produtos existentes.

O património imaterial, desde que rigorosamente comunicado pode constituir um elemento de poderosa diferenciação das cidades. Facultar o conhecimento da cidade e deste património através de itinerários culturais constituirá uma mais-valia no âmbito do turismo cultural. Revelar a cidade no que de mais singular a caracteriza e percorre-la sob o olhar enlevado de poetas que a descreveram, constituirá mais que um produto inovador, uma experiência inesquecível.

O design terá, na prossecução deste objectivo um papel decisivo, tanto estratégico como operacional ao nível da comunicação do património intangível, dos lugares e do património imóvel que lhe estão associados, contribuindo assim para a revelação da identidade cultural da cidade e do seu povo, bem como da sua história, correspondendo aos anseios sociais de uma dinâmica ao nível do turismo, exigente e inovadora.

Sem comentários:

Enviar um comentário